O Observatório da Puc-Campinas divulgou em que mostra um avanço no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Campinas. Os dados mostram que o primeiro semestre foi concluido com 25,1 mil novos postos de trabalho.
Os dados demonstram que somente no segundo semestre foram sacramentados 4.887 novos contratos. As informações foram geradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, vinculado ao Ministério do Trabalho.
Responsável pelo estudo e integrante do Observatório Puc-Campinas, a doutora Eliane Navarro Rosandiski descreveu a conjuntura econômica que produziu o bom resultado na geração de empregos.
Para a docente, as notícias dos meses de julho e agosto demonstram que o desempenho positivo do emprego tem chances de permanecer.
Se a tendência for confirmada, a professora da Puc-Campinas acredita que o ano de 2024 será de avanço na geração de empregos em Campinas e em todo o Brasil.
No segundo trimestre, a cidade de Campinas foi responsável por 73% de todas as contratações da região. No acumulado, a cidade lidera com saldo de 38% das contratações.
A média de remuneração dos admitidos no segundo trimestre ficou em torno de R$ 2.353,87. No acumulado do semestre, a remuneração média ficou em torno de R$ 2.338,74. O resultado é 5,3% superior à média das remunerações pagas em igual período em 2023.
Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista