O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), sancionou no último dia 6 de dezembro, a lei que reorganiza o Conselho Municipal de Hip-Hop.
Instituído em 2004 e pioneiro no Brasil, o órgão ganhou nova composição – agora com 28 membros, entre titulares e suplentes – além de novas atribuições para o dia a dia da defesa do movimento cultural na cidade.
Já na quinta-feira, 12 de dezembro, uma cerimônia na Sala Azul da Prefeitura celebrou a assinatura do decreto, e também apresentou os detalhes da 11ª edição do Campinas Hip-Hop Festival, que acontece no próximo final de semana, na Estação Cultura.
O evento vai receber 20 atrações, entre talentos que se destacam na região de Campinas e nomes consagrados no cenário nacional, como nos contou um dos curadores do musical, o rapper Gregory.
O rapper e ativista Ciro do Hip-Hop comemora o novo degrau conquistado pelo movimento e fortalecido dentro da cidade.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destaca que a reorganização do Conselho reforça o espaço para a participação popular na construção de políticas públicas que fortaleçam o movimento.
O 11º Campinas Hip-Hop Festival acontece nos dias 14 e 15 de dezembro na Estação Cultura.
Além das apresentações musicais, 15 empreendedores também terão a chance de mostrar seus trabalhos no local.
O evento também vai contar com a mostra “Camp Crew”, com a participação de 10 artistas que farão grafitagem ao vivo de telas que ficarão expostas durante todo o festival.
A entrada é gratuita, mas a organização convida os visitantes a doarem um quilo de alimento não perecível, com exceção de sal, fubá e açúcar. Toda a arrecadação vai ser distribuída pela CUFA (Central Única das Favelas).
Confira abaixo a programação completa do Campinas Hip-Hop Festival 2024:
Sábado, 14/12, das 14h às 21h30:
Domingo, 15/12, das 14h às 21h30
Fotografia: Valentina Sclauser
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista