Em visita a Campinas na última quinta-feira, 12, o ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), afirmou que avalia um processo para a liberação de R$ 300 bilhões em recursos para o setor industrial no Brasil.
A declaração de Nardes foi dada durante a visita ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), para fiscalizar a aplicação das verbas federais que mantém as operações do polo de pesquisas.
Augusto Nardes avalia que o centro de laboratórios em Campinas dispõe de uma estrutura que pode atender diversas áreas de conhecimento e potencializar a inovação no país.
O ministro citou, como exemplo, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – mais conhecido como “Sirius”.
Augusto Nardes afirmou que a visita o ajudou a identificar potenciais e prioridades de investimento no setor de ciência e de tecnologia para o Brasil.
O superlaboratório Sirius é o maior projeto na área de ciência do Governo Federal.
Com dimensões de um estádio de futebol, o local é a única estrutura do tipo no Hemisfério Sul a produzir a chamada luz síncrotron de quarta geração.
Essa capacidade o permite atuar como um “super microscópio” capaz de visualizar a estrutura de materiais e ajudar na criação de novas moléculas químicas, como para medicamentos e novos materiais.
Já no Hemisfério Norte, somente a Suécia possui um equipamento similar.
Fotografia: Reprodução / LNLS-CNPEM
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista