Ao vivo

notícias

4 de janeiro de 2024

Número de fraudes imobiliárias dispara no período de férias

Especialista ouvido pela nossa reportagem destaca os cuidados para não ser vítima de mal-intencionados na hora de alugar pontos de veraneio

ouça a notícia

Os meses de dezembro e janeiro costumam ser considerados de descanso para muita gente. A chamada “alta temporada” atrai milhões de pessoas para os principais destinos turísticos, sejam eles nacionais ou internacionais

Nesta época do ano também aumenta a procura por apartamentos e hotéis com o objetivo de curtir as férias e relaxar para encarar mais um ano.

Porém, é preciso estar atento na hora de fazer as reservas online. Os golpes em plataformas digitais e sites de reservas estão cada vez mais sofisticados e podem causar prejuízos de milhares de reais.

O advogado especialista em Direito Imobiliário e do Consumidor, Marcelo Tapai, explica que a melhor estratégia para evitar os golpes é fazer uma pesquisa prévia sobre a locação e procurar pelas avaliações do lugar.

Em decisão recente do Supremo Tribunal Federal, a locação por temporada de imóveis em condomínios é feita somente depois de uma autorização da administração do prédio

Ou seja, caso as plataformas onlines queiram fazer um anúncio por conta própria, ela não vai conseguir.

Marcelo Tapai reforça que os golpes de reserva já são pensados anteriormente pelos criminosos e por isso, a vítima vai encontrar dificuldades ao entrar com um processo jurídico.

Ainda em relação a aplicação dos golpes, o advogado deixa claro que por se tratar de um caso em que na maioria, os golpistas não se identificam, fica mais difícil aplicar a pena por estelionato, por exemplo.

As ocupações nos pontos turísticos mais procurados nesta época do ano no país, chegam até 90% até o final de janeiro.

 

Fotografia: Silvio Bomm / Prefeitura de Balneário Camboriú


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria