O último mês do ano marca o pagamento da primeira e da segunda parcelas do 13º salário aos trabalhadores do regime CLT.
Em Campinas, projeções da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) indicam que a bonificação deve injetar R$ 1,7 bilhão na economia local.
Desse total, cerca de 50% será dedicado ao consumo e 47% ao pagamento de dívidas existentes.
O economista Mário Eduardo Campos relembra a velha e necessária cautela de colocar, na ponta do lápis, as dívidas já contratadas e dar prioridade ao pagamento delas.
Campos também alerta que o cenário econômico do Brasil indica que obter crédito pode ficar mais caro em 2025.
O economista também relembra que nos meses de janeiro e fevereiro, vencem as parcelas de impostos como o IPTU e o IPVA, que podem pesar no bolso com os gastos de dezembro.
De acordo com a Associação Comercial, o comércio da Região Metropolitana deve ter um final de ano com cofres mais cheios na comparação com o ano passado.
As vendas devem atingir os R$ 6,97 bilhões, cerca de 3% acima do patamar registrado em 2023.
Mais pessoas também devem encerrar o ano trabalhando em vagas temporárias, com a estimativa de 13.602 contratações para o período de final de ano.
Fotografia: Arquivo / Prefeitura de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista