Ao vivo

notícias

21 de agosto de 2023

Pesquisa busca saber o tempo médio que as crianças usam a tecnologia

Objetivo é analisar os principais dispositivos eletrônicos usados e os impactos que eles trazem na vida intantil

ouça a notícia

Uma pesquisa na área da Psicologia, da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, está investigando os dispositivos eletrônicos que as crianças mais usam e quais as suas finalidades.

O trabalho, intitulado :“Qual o tempo certo?: o uso de telas em crianças escolares”, busca também a compreensão de pais e responsáveis quanto às mudanças que o uso excessivo da tela pode trazer na vida da criança.

A estudante de Psicologia, Bruna Motta Fodra, responsável pela pesquisa, afirma que a ideia de fazer uma análise está ligada à adaptação que o mundo está passando neste espaço virtual.

E entender os impactos que esses dispositivos eletrônicos têm na vida de quem já nasceu com os olhos em uma tela digital.

Bruna Motta explica que pesquisas recentes, de outras universidades que estudam o tema, mostram que houve uma crescente no tempo em que as crianças ficam expostas à tecnologia. 

Segundo ela, os principais malefícios estão ligados à saúde da criança e também ao desenvolvimento delas.

O estudo usa como comparação de dados o período anterior da pandemia da Covid-19 e o posterior ao isolamento.

Pais e mães de crianças de oito a 11 anos, de todo o país podem fazer parte desse estudo.

O formulário com perguntas relacionadas ao estudo está aberto até o final de setembro. Para participar, basta preencher um formulário online, por meio do link:encurtador.com.br/inwF0.

 

Reportagem: Laura Saroa | Fotografia: Valtter Campanato / Agência Brasil


Leia e ouça também: 

Compartilhe essa matéria