Termina nesta segunda-feira, 15, às 10:00 da noite, a transferência por meio do Documento de Ordem de Crédito, o DOC.
Além dele, também vai deixar de ser oferecida a Transferência Especial de Crédito, utilizada pelas empresas para o pagamento dos benefícios aos funcionários.
As duas modalidades já estão em desuso desde a criação do PIX, em 2020, cuja transferência é feita de modo instantâneo, sem custo para pessoas físicas.
Pelo modelo DOC, a transação era quitada um dia útil após a solicitação.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, até o primeiro semestre do ano passado, foram mais de 18 milhões de operações feitas pelo DOC.
Ainda de acordo com o levantamento, o DOC ficou atrás dos principais modelos utilizados, como o PIX, boletos, cartões de crédito e débito, além dos cheques e da Transferência Eletrônica Disponível.
Fotografia: José Cruz / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária