A Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Campinas, decidiu remover mais 23 árvores do Bosque dos Jequitibás.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 3, depois de uma reunião entre técnicos da Prefeitura; do Comdema, o Conselho Municipal de Meio Ambiente; e da Comissão de Arborização da Câmara Municipal.
O Comdema assina o contralaudo que norteou os trabalhos de manejo realizados no parque, para retirar as plantas que não estavam biologicamente saudáveis e tinham risco de queda.
O documento, apresentado em junho, indicou a remoção inicial de 75 árvores. Outras 33 passariam por reavaliação, como foi discutido pela prefeitura em parceria com as entidades.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, diz que o principal critério usado para definir a remoção das árvores foi a segurança para os frequentadores.
Paulella afirma que as remoções devem ser iniciadas no prazo mais breve possível.
O manejo florestal no Bosque dos Jequitibás começou em julho, depois da autorização emitida pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, do Governo do Estado.
Ainda de acordo com a Prefeitura, 25 árvores vão ser plantadas para cada uma que foi extraída, conforme prevê a legislação de compensação ambiental.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Prefeitura Municipal de Campinas.
Leia e ouça também: