Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, dia 31 de março, a Prefeitura Municipal de Campinas lançou a Estação Disseminadora de Larvicidas, uma estratégia para combater a proliferação do aedes aegypti, o mosquito responsável pela transmissão da Dengue.
A estratégia foi adotada desde julho do ano passado pelo Ministério da Saúde e uma parceria foi adotada com a prefeitura de Campinas para adotar o programa neste ano.
As estações disseminadoras utilizam a fêmea do mosquito como aliada na dispersão de larvicida, capaz de impedir a proliferação dos focos do transmissor da dengue, zika e chikungunya. A tecnologia utiliza água em um pote plástico de dois litros recoberto porum tecido sintético impregnado de larvicida.
O coordenador de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde, Fausto de Almeida Marinho Neto explica em detalhes como funciona o mecanismo.
Diante da eficácia das armadilhas, o prefeito Dário Saadi celebrou a parceria com o Ministério da Saúde e a inclusão de uma nova estratégia no combate a dengue.
Para o mandatário do Palácio dos Jequitibás, as armadilhas foram adquiridas em número adequado e suficiente para esta etapa do programa.
Nesta primeira etapa, as armadilhas serão montadas na região sudoeste da cidade que engloba os bairros Jardim Anchieta, Jardim Ipiranga, Jardim Ouro Verde, Vila União e a DICs.
Fotografia: João Vitor Moura/MS
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista