Com o início do envio dos carnês para o pagamento do IPTU deste ano, a prefeitura começa a fazer projeções de arrecadação. A intenção é facilitar a vida do contribuinte e oferecer várias modalidades de pagamento do tributo.
O vencimentos estão marcados para 25 de janeiro para imóveis não residenciais, o que engloba comércio, indústria e serviços e dia 9 de fevereiro para os residenciais e terrenos. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão um desconto de 5%. Também existe a alternativa de pagar em cinco parcelas.
O secretário municipal de finanças, Aurilio Caiado, tem uma projeção otimista sobre o que será possível arrecadar. E ele prevê um aumento em relação ao ano passado.
O secretário afirma que o Refis, recentemente encerrado, poderá ajudar na diminuição da inadimplência, que tem uma média histórica.
Além disso, o gestor público encaminhou sugestões para aqueles que desejam contestar os valores colocados nos carnês, que tiveram um reajuste de 4,14%, que é o índice inflacionário do INPC do IBGE.
No total, foram lançados 508.796 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 320.644 carnês. Os não residenciais totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 carnês de modalidade mista, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.
O desconto pode ser maior para quem for pagar à vista e tiver aderido ao IPTU Digital. Na modalidade digital do imposto, o desconto é de 1%, limitado a R$ 100,00.
As adesões podem ser feitas até 31 de outubro de cada ano, mas valem sempre para o exercício seguinte. Mais informações podem ser obtidas no seguinte endereço: www.campinas.sp.gov.br.
Fotografia: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista