As festas de Ano Novo no estado de São Paulo movimentaram ao menos três milhões e 300 mil turistas em 2023, e foram responsáveis por uma captação de receitas de R$ 3,8 bilhões.
Os dados são do Ciet, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, órgão ligado à Secretaria Estadual de Turismo e Viagens.
Na prática, São Paulo teve ocupação da rede hoteleira na casa dos 80%. De acordo com a seção paulista da Abih, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ao menos dois milhões e meio de visitantes passaram apenas pela capital paulista no ano novo; índice que é 20% maior do que o registrado em 2022.
O segundo destaque ficou para o litoral do estado, que também obteve índices de ocupação que atingiram os 84% na noite da virada, com ao menos 600 mil turistas nas cidades costeiras.
Os números também se refletiram na circulação de veículos. Pelas estradas, o Centro de Controle de Informações da Artesp, a agência estadual de regulação de transportes, somou ao menos 10 milhões de carros nas rodovias que dão acesso à Baixada Santista e ao Litoral Norte, entre os dias 28 de dezembro e primeiro de janeiro.
Fotografia: Tomaz Silva / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista