Ao vivo

notícias

30 de agosto de 2023

Prefeitura entra com ação contra loteamentos irregulares no Campo Grande

Pedido de limitar tem como alvo empreendimentos clandestinos na Área de Proteção Ambiental

ouça a notícia

A Prefeitura de Campinas anunciou na última terça-feira, 29, que entrou na Justiça para tentar barrar o avanço de loteamentos clandestinos na região da Área de Proteção Ambiental do Campo Grande.

O processo, que foi aberto na forma de uma ação civil pública,  na 3ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, pede uma liminar para que haja a paralisação imediata das obras que não têm autorização para acontecer; e da divulgação de publicidade para a venda dos imóveis.

O problema se arrasta há pelo menos dois anos, e desde então vinha sendo conduzido em uma força-tarefa entre a Prefeitura e a Guarda Municipal, na forma de um inquérito policial.

O secretário municipal de Justiça, Peter Panutto, explica que, em um primeiro momento, a decisão tentou coibir as ações por meio de sanções administrativas.

Segundo a Administração, a soma das multas urbanísticas e ambientais superou a marca dos R$ 23 milhões.

Panutto também destaca que um dos desafios para conter o avanço dos loteamentos ilegais é, justamente, a força econômica do mercado clandestino.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a ação judicial se baseia na legislação federal, e em um decreto municipal de 2011 que criou a Unidade de Conservação de Proteção Integral, por meio do Parque Natural Municipal do Campo Grande.

O pedido de liminar tem como alvos todos os loteadores e empreendimentos identificados como irregulares na área da APA do Campo Grande. 

 

Fotografia: Antônio Oliveira / PMC


Leia e ouça também: 

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria