Os 11 centros de saúde (CSs) de Campinas, abertos no fim de semana para ampliar a assistência aos pacientes com sintomas de dengue, e reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti, tiveram um balanço positivo. As estruturas receberam 1.195 pacientes nos dias 23 e 24 de março.
O total de atendimentos considera novos casos e retornos, de acordo com a Secretaria de Saúde. Segundo as estimativas, os Centros de Saúde registraram 1.071 no sábado e 124 no domingo. As 11 unidades básicas funcionaram em esquema especial, das 7h às 17h.
De acordo com a diretora de saúde, Mônica Nunes, os números mostram que a abertura dos 11 centros de saúde foi um acerto que gerou aspectos positivos.
Para o diretor técnico do Hospital Municipal Mário Gatti, Carlos Arca, a medida trouxe um pouco de alivio na unidade hospitalar e com isso foi possível atender os casos de maior gravidade.
Os centrosde saúde que mais receberam pacientes no final de semana foram: Jardim Aeroporto, Jardim Aurélia e Santo Antônio. Para viabilizar o funcionamento ampliado das unidades, a Saúde fará o pagamento de horas extras aos profissionais, uma das medidas previstas no decreto para situação de emergêcia em saúde pública por conta da epidemia de dengue.
Campinas está em epidemia e decretou a situação de emergência em 7 de março. De 1ºde janeiro até a última segunda, 25, foram registrados 27.930 casos e quatro mortes.
Fotografia: Carlos Bassan / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista