Ao vivo

notícias

25 de julho de 2023

Programa integra câmeras de vigilância para monitorar a segurança de Campinas

Ao todo, o município conta com 1.600 equipamentos em 65 bairros de todas as regiões da cidade

ouça a notícia

Criado para aprimorar a segurança na cidade, o programa Monitora Campinas atingiu 1,1 mil câmeras de vigilância de 130 parceiros da iniciativa privada.

Este patamar foi obtido desde a implantação do programa em dezembro de 2021 até a última segunda feira, 24. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Ao realizar a soma das 500 câmeras de segurança próprias da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), o município conta hoje com 1.600 equipamentos de vigilância em 65 bairros de todas as regiões da cidade.

Paulo Campana, diretor da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), acredita que a integração entre os dois programas é fundamental para proporcionar resultados imediatos na política de segurança da cidade de Campinas.

Segundo Campana, o programa possibilita a integração de todas as forças de segurança pública.

Entre os parceiros do programa Monitora Campinas, estão 76 condomínios, seis empresas prestadoras de serviços, cinco indústrias, dois postos de gasolina, três templos religiosos, 28 escolas particulares, um sindicato, três shoppings centers, dois clubes desportivos, dois restaurantes, uma concessionária de veículos e um supermercado. Cada parceiro pode compartilhar as imagens de mais de uma câmera.

Por intermédio do programa Monitora Campinas são identificados diversos casos de ocorrências como furtos, atividades suspeitas e acidentes de trânsito. Por intermédio do programa Monitora Campinas, 39 ocorrências foram atendidas desde o início de 2023 até a primeira quinzena de julho.

A adesão ao Monitora Campinas é gratuita para as empresas e também não haverá ônus para a Prefeitura. Os parceiros deverão arcar somente com a instalação e manutenção dos seus sistemas de segurança e possuírem um sistema de tecnologia compatível com aquele que é implantado pela Central Integrada de Monitoramento de Campinas.

 

Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Divulgação / PMC


Leia e ouça também:

Compartilhe essa matéria