O projeto de lei que prevê a substituição gradual dos alarmes escolares por sinaleiros musicais foi apresentado durante a sessão da última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Valinhos.
O documento é de autoria do vereador Marcelo Yoshida (PT) e consta a necessidade das trocas dos equipamentos tanto em escolas públicas, quanto privadas do município.
De acordo com o vereador, estudos recentes estimam que entre cerca de 50% e 80% dos estudantes que apresentam o Transtorno do Espectro Autista possuem uma hipersensibilidade sonora.
Assim, o projeto de lei busca como objetivo proteger alunos e professores de possíveis crises e incômodos causados pelos atuais alarmes sonoros.
Além de vereador, Marcelo Yoshida também é professor da rede municipal de Valinhos e ressalta a importância de aprovar este projeto de lei para beneficiar e garantir o direito das pessoas que sofrem do TEA no ambiente escolar.
Se aprovado, as unidades escolares que não cumprirem a lei, vão estar sujeitas à multa. O projeto de lei segue em análise na Câmara e ainda não tem data para ser votado.
Fotografia: Rovena Rosa / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária