Ao vivo

notícias

20 de dezembro de 2023

Projeto do PIDS enfrenta resistência de parlamentares da oposição

Vereadores afirmam que o meio ambiente será severamente afetado pelas construções previstas

ouça a notícia

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), assinou e encaminhou para a Câmara Municipal na segunda-feira,18, o Projeto de Lei Complementar (PLC) para alteração da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. A lei terá novas regras de zoneamento para a região do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), no distrito de Barão Geraldo.

A ocupação prioritária no PIDS prevê construções com fachadas ativas, que promovem a interação com os epaços, o público e uso mistos, unindo moradia, trabalho, comércio e lazer com ênfase na preservação do meio ambiente.

A prioridade será para pedestres, ciclistas e transporte público, com uma estrutura que limita o tamanho das quadras com mais transposições em menores trechos para os pedestres.

O projeto também cria o Parque Ambiental Anhumas ao longo do Riberão Anhuma, que percorre quase toda a região e em alguns trechos será espaço de lazer e outros, de preservação e pesquisa.

O projeto enfrentará resistência na Câmara Municipal de Campinas. A vereadora Mariana Conti (PSOL), considera que o projeto tem uma série de defeitos. Para a parlamentar, o meio ambiente será severamente afetado pelo projeto da Prefeitura.

A parlamentar não descarta utilizar todos os expedientes legais para evitar a implementação do PIDS. Em 12 oficinas realizadas com a população para discutir o PIDS, foram registradas 500 participações e recebidas mais de 1.130 sugestões.

 

 

Fotografia: Câmara Municipal de Campinas


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria