Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelam que a região Sudeste do Brasil, em dezembro de 2023, tinha mais de três milhões de empresas com as contas no vermelho.
O estado de São Paulo liderou o ranking, com mais de 2,6 milhões empreendimentos inadimplentes, seguido de Minas Gerais, com cerca de 600 mil, Rio de Janeiro, com quase 605 mil e por fim, Espírito Santo com pouco mais de 120 mil.
De acordo com a pesquisa, as empresas do terceiro setor são as que lideram a inadimplência na região.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o que chama atenção é que a maioria delas são micro ou pequenas empresas, e por isso, tendem a ser as mais atingidas com as instabilidades da economia.
Luiz Rabi aponta ainda os principais fatores que contribuíram para os resultados do Indicador. De acordo com ele, está a estagnação do cenário econômico do país e a taxa de juros alta.
Além disso, um efeito dominó é observado na economia, uma vez que também há a inadimplência do consumidor, que o impede de gastar e assim, não permite que a empresa receba o recurso financeiro.
Apesar dos números altos de inadimplência, Luiz Rabi acredita que para os próximos meses, o cenário econômico das empresas do terceiro setor tende a se movimentar com a baixa dos juros.
Segundo a Serasa, as dívidas negativadas somaram mais de R$ 125 bilhões, com uma média de R$ 2,6 mil por pessoa inadimplente.
Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária