A vasectomia foi um dos procedimentos mais realizados em hospitais da rede pública de Campinas em novembro.
A cirurgia masculina que tem caráter pouco invasivo foi um dos procedimentos na área de Urologia realizados por ocasião do mês temático Novembro Azul, e que buscou conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram 31 procedimentos realizados no período, sendo 18 vasectomias e 13 remoções do catéter Duplo J, o dispositivo que ajuda no tratamento de casos de cálculo renal.
Para Sérgio Bisogni, que é presidente da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, o mutirão de novembro concilia conscientização e esforço para diminuir a fila por procedimentos, até mesmo em outros setores.
A simplicidade dos procedimentos, que são pouco invasivos, também facilitam a recuperação dos pacientes, como explica o coordenador dos Serviços de Urologia da Rede Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outros 132 homens aguardam por procedimentos na área de Urologia no SUS de Campinas.
Todos os meses, a cidade disponibiliza cerca de 100 vagas nos Hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.
Segundo a Prefeitura, o tempo médio de espera por procedimentos chega a um mês em Campinas, incluindo a etapa de preparação para a cirurgia.
No ano passado, a Saúde pública de Campinas realizou um total de 714 procedimentos de esterilização na Rede Mário Gatti.
Apenas neste ano, foram 640 procedimentos entre os meses de janeiro e setembro.
Fotografia: Eduardo Lopes / Prefeitura de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista