Ao vivo

notícias

1 de abril de 2024

Saúde de Campinas corre em busca de atrasados da vacina

Município aposta no cruzamento de dados para regularizar a situação do cartão vacinal de crianças nas escolas

ouça a notícia

A Secretaria de Saúde de Campinas segue com o trabalho de cruzamento de dados para orientar os pais a atualizarem a carteirinha de vacinação das crianças de até cinco anos da rede municipal.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Educação e considera as matrículas feitas em 2024.

Entre as doses que fazem parte da cobertura vacinal dessa faixa etária estão as da poliomielite, meningocócica, tríplice viral, além da febre amarela e a pentavalente.

Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, explica que caso seja identificada a necessidade de vacinar a criança, as equipes de saúde podem ser chamadas para fazer a aplicação no próprio ambiente escolar.

A Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo tem como foco as doenças que são preveníveis e que tenham doses disponíveis também nos centros de saúde de Campinas.

Chaúla Vizelli defende que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção a essas enfermidades, tanto no ambiente escolar, quanto fora dele.

Além disso, ela reforça que não só as crianças precisam ter sua carteirinha de vacinação completa, mas sim todos os cidadãos de qualquer faixa etária.

Todos os 68 centros de saúde de Campinas possuem as doses das vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações.

 

Fotografia: Paulo Carvalho / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria