Ao vivo

notícias

14 de junho de 2024

Saúde de Campinas decreta o fim da emergência para a dengue

Decisão é anunciada depois de a cidade atingir o pico da epidemia; metrópole já registra 37 mortes em 2024

ouça a notícia

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira, 14, o fim do estado de emergência para a dengue. O encerramento da medida está relacionado à capacidade de resposta do município para o enfrentamento da dengue.

Estipulada no dia 7 de março pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), a medida tinha como objetivo permitir ações extras da Administração no enfrentamento à epidemia, e proporcionar assistência aos pacientes durante o período de maior transmissão da doença. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o pico da doença ocorreu entre 7 e 13 de abril.

A Secretaria de Saúde constatou que há diminuição gradativa dos casos confirmados desde 5 de maio. O motivo ocorre por conta da redução das temperaturas.

A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea Von Zuben, negou que a cidade esteja sendo negligente na caça aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, elogiou o desempenho da rede pública durante o combate à epidemia no período de emergência. Ele admitiu a sobrecarga no atendimento, mas ele considera que tal cenário é consequência dos desafios que surgiram ainda durante e após a pandemia do novo coronavírus.

O decreto para revogar a medida deve ser publicado em Diário Oficial na segunda-feira, 17. Entre janeiro e a última quinta-feira, 13, a Secretaria de Saúde registrou 107.557 casos e 37 mortes.

 

Fotografia: Reprodução / Arquivo/EBC


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria