Ao vivo

notícias

4 de junho de 2024

Saúde de Campinas lança a campanha “Junho Violeta”

Ação é voltada para o combate à violência contra os idosos

ouça a notícia

A Prefeitura de Campinas iniciou ontem a Campanha do Junho Violeta, voltada a luta contra a violência aos idosos. O tema da Campanha este ano é “Superando Desafios. Construindo nosso futuro!”

De acordo com a prefeitura, o objetivo é sensibilizar o público sobre os desafios enfrentados pela pessoa idosa na sociedade contemporânea. A meta é abordar questões como idadismo, mobilidade, violência e desvalorização.

Outro foco é promover é promover uma reflexão sobre a importância de superar obstáculos e buscar transformações no presente para construir um futuro digno para todos.

A campanha Junho Violeta foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006, é dedicada a combater a violência contra idosos.

Para o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o poder público tem obrigação de destinar um olhar diferente à população de terceira idade. O mandatário considera que as tarefas estão bem definidas.

De acordo com os dados do Sistema de Notificações de Violência (SISNOV) de Campinas, a violência contra a pessoa idosa tem mostrado variações significativas nos últimos seis anos. Em 2018, foram constatadas 104 notificações. No ano seguinte, os registros caíram para 101 notificações.

Já em 2020, primeiro ano da pandemia, foram registradas 84 notificações. Em 2021, o Sistema constatou 88 registros. Nos últimos dois anos, o crescimento foi vertiginoso. Foram 144 notificações em 2022 e 224 notificações no ano passado.

 

 

Fotografia: Tomaz Silva / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria