A Secretaria de Saúde de Valinhos vai assumir a responsabilidade por toda a demanda por cirurgias de pterígio na cidade.
A condição clínica, que é caracterizada pelo surgimento de uma película que recobre a córnea, responsável pelo foco na visão, exige um procedimento clínico de média complexidade.
Atualmente, 140 moradores de Valinhos aguardam na fila pela cirurgia que, por padrão, é administrada pelo Governo de São Paulo.
À Rádio Brasil, a coordenadora do departamento de Regulação da Secretaria de Saúde de Valinhos, Aline Ferreira, explica que a baixa oferta, de apenas duas vagas por mês, forçava a criação de uma fila de cirurgias.
Aline Ferreira questiona a baixa quantidade de recursos específicos para cirurgias de pterígio, destinados às cidades paulistas.
Para viabilizar a realização das novas cirurgias, a Prefeitura de Valinhos firmou contrato com uma nova empresa de prestação de serviços: o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).
O contrato prevê 70 agendamentos para os meses de junho e julho, e os pacientes já começaram a ser convocados para a avaliação pré-cirúrgica.
Os procedimentos vão ser feitos no Hospital Dia Oftalmológico, que integra a Santa Casa de Valinhos.
Além das cirurgias de pterígio, a Secretaria de Saúde de Valinhos também assumiu a realização das cirurgias de cabeça e pescoço; e ainda os procedimentos voltados ao estrabismo infantil.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Leia e ouça também: