Ao vivo

notícias

5 de janeiro de 2024

Sobe de cinco para nove o número de bairros com alto risco de Dengue em Campinas

De acordo com o Devisa, o número de casos da doença pode aumentar expressivamente em 2024

ouça a notícia

Em documento divulgado na última quarta-feira, 3, pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), o número de bairros de Campinas com alto risco de transmissão de dengue subiu de cinco para nove.

Entre os locais com maior chance de transmissão, estão os bairros Botafogo, Jardim Santa Mônica, San Diego, Parque Oziel, Monte Cristo, Parque Universitário Viracopos, Vila União e Jardim Ouro Verde.

A divulgação alerta um possível aumento expressivo no número de casos da doença em 2024. A Prefeitura de Campinas já anunciou uma epidemia de dengue em abril de 2023, ano em que foram contabilizados 10.898 casos e três óbitos pela doença.

Entre os sintomas, estão febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia. Os grupos mais vulneráveis são as crianças, os adolescentes e também adultos que ainda não tiveram contato com a doença. Também pode-se desenvolver dengue grave quando a pessoa é infectada por um tipo diferente ao anterior.

É importante destacar que, segundo o Devisa, 80% dos criadouros estão dentro das residências. Para eliminar a proliferação do mosquito, é preciso evitar o acúmulo de água parada em latas, pneus, pratos de plantas e outros objetos e também vedar corretamente caixas d’água e vasos sanitários inutilizados.

 

Fotografia: Reprodução / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Henrique Alves

Henrique Alves

Estagiário

Henrique Alves

Henrique Alves

Estagiário

Compartilhe essa matéria