Ao vivo

notícias

27 de junho de 2024

SUS: saiba a importância de buscar a unidade certa de atendimento em saúde

Médico especialista em Atenção Primária descreve as caracterísitcas de cada uma delas

ouça a notícia

A maior rede pública de atendimento em Saúde do mundo é brasileira. Responsável por acolher os quase 216 milhões de habitantes, o SUS, Sistema Único de Saúde, compõe uma extensa cadeia de unidades de atendimento.

A gestão do sistema é de responsabilidade compartilhada entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais.

Em meio a tantos tipos de unidades de atendimento, a confusão na hora de procurar cada um dos locais.

O médico especialista em Atenção Primária, Jônatas Nunes, conversou com a reportagem da Rádio Brasil e explicou as características de cada tipo de unidade.

Começando pelas UBSs, Unidades Básicas de Saúde, e USFs, Unidades de Saúde da Família, Jônatas explica que os locais atuam como um tipo de porta de entrada do SUS, responsável pela triagem dos casos.

Outro tipo de polo de atendimento são os ambulatórios médicos ou centros de especialidades. Jônatas Nunes explica que os locais são dedicados ao atendimento de problemas agudos, como aqueles que geram condições persistentes de saúde.

Outro tipo de porta de entrada são os pronto-socorros. O especialista em Atenção Primária destaca que os PSs devem ser procurados sempre que houver uma urgência que represente ameaça à continuidade da vida.

Para todos os tipos de dúvida, o cidadão também pode acionar o Disque Saúde, pela ligação para o número 136. 

A chamada é gratuita, em todo o território nacional, e esclarece todo tipo de dúvida relacionada à rede nacional de atendimento.

 

 

Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria