A Prefeitura de Campinas sediou durante os dias 17 e 18 de junho, o primeiro seminário sobre as realizações do Sistema Único de Saúde e a projeção dele para os próximos 10 anos no município.
Durante o evento, realizado no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás, palestrantes das áreas de saúde, pesquisa e educação, puderam pontuar os avanços que Campinas alcançou com a utilização da saúde digital.
Implantada durante a pandemia da Covid-19, a ferramenta pôde facilitar o atendimento de pessoas com sintomas leves e agilizou as chamadas teleconsultas como forma de desafogar os hospitais públicos no momento crítico da pandemia.
Apesar dos desafios enfrentados na saúde pública, Campinas é também referência para outros estados em relação à tecnologia aplicada para esse âmbito.
A afirmação é de Davi Xavier da Silva, coordenador do Departamento de Saúde e Inovação Digital da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
No primeiro dia do evento, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, abordou temas como o financiamento e investimentos na área da saúde na metrópole.
Além disso, foram pautas do seminário a crescente capacitação de agentes e funcionários da saúde para o atendimento mais humanizado à população da Região Metropolitana de Campinas.
Para o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, o evento levanta no município questões importantes para a discussão sobre a saúde pública e oferece projeções conjuntas de autoridades governamentais.
O seminário: “O SUS e os desafios para os próximos 10 anos no Município”, contou com a participação de gestores da saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde e instituições que mantêm convênio com a Prefeitura de Campinas.
Fotografia: Fernanda Sunega
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária