Ao vivo

notícias

14 de maio de 2024

Veja como proceder nos casos mais graves da dengue

Departamento de Vigilância em Saúde recomenda uma boa hidratação e atenção aos sintomas da doença

ouça a notícia

O anúncio de três novas mortes por Dengue na cidade de Campinas provocou uma nova ofensiva de informação da Prefeitura Municipal. A meta é orientar a população para evitar um agravamento da doença.

Os números são alarmantes. Desde o dia primeiro de janeiro foram confirmados 82.053 casos de dengue na cidade com 23 mortes. Em todas as situações de casos registrados, medidas foram desencadeadas nas regiões onde residiam as vítimas: controle de criadouros, busca ativa de pessoas sintomáticas e nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, alerta para que as pessoas façam a avaliação correta de alguns sintomas da doença.

A diretoria enumera ainda os sintomas que devem acender o sinal de alerta. A busca de constante hidratação é outra recomendação feita pela diretoria do Devisa.

A Prefeitura de Campinas afirmou que entre janeiro e 11 de maio de 2024 foram realizados 15 mutirões intersetorais, incluindo um regional. Foram visitados 63,6 mil imóveis em 103 bairros para orientar a população e retirar criadouros do mosquito.

A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015. Em 2023, a instância passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. O grupo formado reúne 14 secretarias.

 

 

Fotografia: Arquivo / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria