O retorno dos rodeios a cidade de Campinas ganhou novos capítulos na Câmara Municipal. Na quarta-feira, 16, foi entregue à presidência da Camara o relatório da Comissão Especial de Estudos que propõe a apresentação de um Projeto de Lei para autorizar e legalizar a realização de rodeios em Campinas.
Para que tenha efeito, a proposta deverá englobar, de alguma forma, a revogação de legislações já existentes. Os rodeios são proibidos na cidade pela lei 11.482 de 2003 e a proibição foi incorporada no Estatuto Municipal de Proteção dos Animais, promulgada em 2017.
Na sessão da última-feira, dia 21 de outubro, o vereador Arnaldo Salvetti (MDB), apresentou um requerimento para que o plenário tomasse conhecimento do documento elaborado pela Comissão de Estudos.
Foi o suficiente para instalar uma disputa nas galerias entre grupos que são contra e a favor dos rodeios. Na tribuna, os vereadores não titubearam e deram suas visões sobre o tema.
Salvetti, por exemplo, afirmou que o relatório e o possível projeto de lei atende a um clamor popular. Débora Palermo (PL), rebateu e disse que se colocará contra o projeto.
Integrante da bancada de esquerda, Paola Miguel também ficou contrário ao retorno dos rodeios da cidade.
No ano passado, os rodeios movimentaram R$ 240 milhões em mais de 3,2 mil eventos realizados. Além disso, os investimentos com a parte artística, como ensaios, músicos e coreografias, chegaram a mais de R$ 355 milhões.
Fotografia: Reprodução / Departamento de Comunicação Câmara Municipal de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista