notícias

25 de março de 2025

Vereadores de Campinas querem políticas contra a fome e a carestia de alimentos

Proposta de uma frente parlamentar, de autoria do vereador Higor Diego, pode entrar na pauta do parlamento; saiba mais

ouça a notícia

Diversas iniciativas são adotadas pela Câmara Municipal de Campinas para amenizar as dificuldades das classes mais baixas para adquirir alimentos por intermédio dos programas sociais existentes em nível municipal, estadual e federal.

A vereadora Paola Miguel (PT), protocolou um projeto de lei que pretende instituir o Programa Municipal de Renda Básica de Cidadania no Município. O programa quer garantir o direito a um benefício financeiro universal para todas as pessoas que residam em Campinas há pelo menos três anos.

O pagamento do benefício, de acordo com o que prevê o projeto, será realizado por intermédio de uma Moeda Social Campineira, que funcionará como um instrumento de fortalecimento da economia solidária local.

O vereador Higor Diego (Republicanos) seguiu por outro caminho. Ele obteve a aprovação da criação da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar. A proposta é fortalecer as políticas públicas voltadas à erradicação da fome e ao acesso a uma alimentação adequada e de qualidade para a população de Campinas.

O parlamentar conta o que levou ele a lutar pela criação da Frente Parlamentar.

Ele esclarece de que a demanda surgiu a partir de insistentes pedidos feitos pelos seus eleitores.

As frentes parlamentares da Câmara Municipal de Campinas têm por objetivo promover o debate com a sociedade e instituições sobre temas de interesse público. Quando ocorre o encerramento dos trabalhos, é produzido um relatório que pode conter apontamentos, conclusões, sugestões e  políticas públicas sobre os temas debatidos.

 

 

 

Fotografia: Reprodução / Arquivo/Câmara Municipal de Campinas


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria