Diversas iniciativas são adotadas pela Câmara Municipal de Campinas para amenizar as dificuldades das classes mais baixas para adquirir alimentos por intermédio dos programas sociais existentes em nível municipal, estadual e federal.
A vereadora Paola Miguel (PT), protocolou um projeto de lei que pretende instituir o Programa Municipal de Renda Básica de Cidadania no Município. O programa quer garantir o direito a um benefício financeiro universal para todas as pessoas que residam em Campinas há pelo menos três anos.
O pagamento do benefício, de acordo com o que prevê o projeto, será realizado por intermédio de uma Moeda Social Campineira, que funcionará como um instrumento de fortalecimento da economia solidária local.
O vereador Higor Diego (Republicanos) seguiu por outro caminho. Ele obteve a aprovação da criação da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar. A proposta é fortalecer as políticas públicas voltadas à erradicação da fome e ao acesso a uma alimentação adequada e de qualidade para a população de Campinas.
O parlamentar conta o que levou ele a lutar pela criação da Frente Parlamentar.
Ele esclarece de que a demanda surgiu a partir de insistentes pedidos feitos pelos seus eleitores.
As frentes parlamentares da Câmara Municipal de Campinas têm por objetivo promover o debate com a sociedade e instituições sobre temas de interesse público. Quando ocorre o encerramento dos trabalhos, é produzido um relatório que pode conter apontamentos, conclusões, sugestões e políticas públicas sobre os temas debatidos.
Fotografia: Reprodução / Arquivo/Câmara Municipal de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista