Quis o destino que a história que vamos contar aqui hoje se passasse na esquina entre uma rua com o nome de “Salvador” e outra com o sobrenome “Anunciação”.
Nós estamos no Parque Via Norte, em Campinas, que pelo segundo ano consecutivo terá um Natal mais iluminado e de muita reflexão.
Pela união de seis irmãos e de muitos vizinhos do bairro, o presépio da família Temóteo está mais uma vez de pé, com a missão de transmitir toda a fé do nascimento de Jesus.
Assim como na simbologia da importância do Natal, a auxiliar administrativo Nelci Amaral Timóteo conta que tudo começou em um almoço de família…
É debaixo da sombra de muitas árvores, de uma área de mata nativa recuperada pelos moradores da região, que se revelam a cerca da área do presépio.
A área reservada se destaca no jardim, já clareada pelas luzes pisca-pisca que recobrem as árvores, entre mangueiras e abacateiros.
Um projeto feito do zero, que contou com o desenho e a participação do gerente administrativo Arlindo Estevão Temóteo, que se orgulha em contar como a integração da família com os vizinhos foram cruciais para que o espaço se tornasse realidade.
Arlindo e Nelci contam sobre cada característica do projeto. O sapê, que cobre o presépio, precisou ser trazido do interior de Minas Gerais, terra natal da família.
Na semana que antecede o dia de Natal, o presépio recebeu a celebração de um Santo Terço. Mais do que a realização de um sonho familiar, Nelci se emociona ao ver a união entre as pessoas.
Que a luz do tempo do advento, relembrado no presépio da família Temóteo, nos ajude sempre a inspirar o verdadeiro significado do Natal e os valores da fraternidade entre as pessoas.
Fotografia: Kevin Kamada
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista