A Prefeitura de Campinas anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 22, o Terminal Mercado, recentemente reformado, será fechado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Dessa forma, o acesso dos usuários será exclusivo pelas catracas, localizadas na avenida Benjamin Constant (em frente ao Mercado Municipal) e no cruzamento das ruas Bernardino de Campos com Ernesto Khulmann.
A medida possibilitará o retorno ao local do Corujão. Durante a reforma, as linhas que operam durante a madrugada foram remanejadas para o Terminal Central. O serviço está disponível em oito linhas.
Wilson Folgozi, diretor de Planejamento e Projetos da Emdec esclarece sobre a metodologia de funcionamento do Corujão. O diretor da Emdec aproveita e descreve de maneira minuciosa as linhas que são servidas pelo Corujão.
Pelo sistema de acesso adotado ao Terminal Mercado, 80% do valor da tarifa será debitado do Bilhete Único ou QR Code, no momento da passagem pelas catracas do terminal. Os 20% restantes serão debitados na passagem pela catraca, no interior dos ônibus, com a entrada pela porta dianteira.
Esse é o mesmo sistema de pagamento adotado no Terminal Central, que também foi fechado, em outubro de 2022. O novo Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais. Juntas, elas transportaram, em maio, mais de 51 mil passageiros em dias úteis. A estimativa de circulação dentro do Terminal Mercado é de 18 mil pessoas por dia.
Fotografia: Divulgação / EMDEC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista