notícias

4 de agosto de 2023

Hortolândia participa de pesquisa sobre mapeamento genético

Objetivo é saber as predisposições dos brasileiros, a partir da coleta do genoma

ouça a notícia

Hortolândia é o quarto município que recebe desde a última segunda-feira, o projeto “gen-t do Brasil”.

O objetivo principal do estudo é mapear o genoma, um conjunto de genes que possui todas as informações hereditárias de cada ser humano.

A partir das pesquisas será possível saber as predisposições de cada pessoa para um determinado tipo de doença e fazer o mapeamento de cerca de 200 mil brasileiros.

O médico responsável pela Atenção Básica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Leandro Severino, explica que os moradores interessados realizam exames para a coleta do sangue e recebem informações sobre a saúde.

Leandro Severino destaca ainda que as pessoas que se inscreverem para participar do estudo, não precisam necessariamente seguir com o estudo.

Além disso, Severino afirma que os pontos de coleta estão espalhados em vários pontos da cidade, para facilitar o acesso da população que deseja participar.

Os pré-requisitos necessários para fazer parte são: ter mais de 18 anos de idade, estar em jejum há pelo menos oito horas e responder um questionário. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (11) 9-1270-5554.

A meta da Secretaria de Saúde é coletar amostras de mais de seis mil moradores. O projeto deve ficar em Hortolândia por dois meses.

 

Reportagem: Laura Saroa | Fotografia: Rovena Rosa / Agência Brasil


Leia e ouça também: 

Compartilhe essa matéria