notícias

11 de março de 2024

Guarda Municipal apresenta ferramenta para denunciar agressores

Botão "SOS Gama" funciona com a tecnologia de georreferenciamento, acionado pelo aplicativo

ouça a notícia

 As mulheres de Campinas devem contar, em breve, com mais um recurso tecnológico para denunciar agressores.

Foi apresentada à imprensa na última sexta-feira, 8, o aplicativo para celular do botão “SOS GAMA”, sigla para Guarda Amigo da Mulher.

A ferramenta tem como foco, atender as mulheres resguardadas por medida protetiva, ou seja, aquelas que já são beneficiadas por uma ordem para que os agressores precisam mantenham uma distância mínima das mulheres.

Com o uso da tecnologia de georreferenciamento, um botão de pânico poderá ser acionado pelo aplicativo, e assim disparar um alerta para que uma viatura da Guarda Municipal socorra a mulher em situação de perigo.

A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, destaca que o botão de pânico deve ajudar na estratégia de enfrentamento ao crime de Campinas, que dispõe de outras ações.

A vereadora Débora Palermo (PL), se diz otimista com a eficiência do aplicativo.

Um levantamento recente divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que pelo menos 10.600 mulheres foram assassinadas no período de 2015 a 2023, sendo cerca de 1.400 delas apenas em 2023, índice que é 1,6% maior em relação a 2022.

No estado de São Paulo, foram 221 assassinatos. O crime de feminicídio é um agravante do Homicídio Doloso, quando existe a intenção de matar.

 

 

Fotografia: Rogério Capelo / PMC


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria