Dados da plataforma eSocial, do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que, no ano passado, o Brasil ficou perto de atingir a marca de meio milhão de acidentes de trabalho registrados.
O banco de dados, criado há quase 10 anos, contabiliza todos os incidentes com trabalhadores durante o expediente nas empresas.
Somente em 2023, 2.888 ocorrências com mortes foram registradas no Brasil, sendo 373 apenas no estado de São Paulo.
A lista é puxada por alguns setores, como as atividades de Construção Civil e do Transporte Rodoviário de Cargas e de Passageiros.
Executivo de contas em uma empresa de treinamentos, Henrique Rapello explica que apesar do grande número de normas para garantir segurança aos trabalhadores, a cultura de proteção no trabalho ainda é banalizada.
Rapello enfatiza que o treinamento das equipes para situações de acidente de trabalho, precisa caminhar junto com a melhoria constante dos processos.
As chamadas NRs são as “Normas Regulamentadoras”, e definem um conjunto de orientações para que as empresas orientem os seus funcionários sobre os cuidados em atividades de trabalho.
São 38 tópicos e a última atualização dessas normas aconteceu em dezembro do ano passado. A relação completa pode ser encontrada pela internet, no site do Ministério do Trabalho, pela plataforma gov.br.
Fotografia: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista