Ao menos três audiências públicas devem pautar o processo de discussão para a formatação do projeto do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas a São Paulo.
O cronograma das rodadas de debate foi divulgado na última segunda-feira, 8, pelo Consema, o Conselho Estadual do Meio Ambiente.
Campinas, ponto de partida da nova linha, abre a série de encontros em 6 de fevereiro. Na sequência, Jundiaí terá sua audiência pública realizada no dia 8 de fevereiro.
Já os moradores da capital paulista poderão discutir os detalhes do projeto no dia 15 de fevereiro.
As audiências devem pautar assuntos como o “Estudo de Impacto Ambiental” e o “Relatório de Impacto ao Meio Ambiente”, dois documentos imprescindíveis para liberar a realização de obras com possível impacto ambiental.
Outro ponto a ser discutido é a adaptação para que a conexão Campinas – São Paulo, tenha a separação total do transporte ferroviário de cargas.
Esta modalidade, a única em operação atualmente, deve ser feita por um ramal férreo paralelo ao futuro Trem Intercidades, mas vai ter um ponto final em uma estação no bairro de Água Branca, na zona oeste paulistana.
Os detalhes de cada reunião podem ser encontrados na internet, pelo site WWW.SEMIL.SP.GOV.BR/CONSEMA.
A expectativa é de que o Trem Intercidades comece a operar em 2031.
Fotografia: Reprodução / EPTV
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista