Ao vivo

notícias

4 de agosto de 2023

Autoridades discutem políticas para a população em situação de rua

Em Brasília, Dário Saadi afirma que é necessário ampliar os atendimentos médicos para pessoas que são dependentes químicas

ouça a notícia

A criação de uma Política Nacional de População em Situação de Rua foi tema de uma reunião realizada entre o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na última quinta-feira, 3.

O encontro foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, da qual Dário Saadi é vice-presidente da área para a Saúde.

Segundo a Prefeitura, o encontro surgiu a partir de uma demanda do magistrado, para que seja criado um plano de ação nacional com o financiamento de políticas públicas para essa população.

Nesta reunião, ficou definido que a Frente vai entrar com um pedido para solicitar que o governo federal crie uma Política Nacional sobre o tema.

A justificativa é de que as demandas e necessidades das cidades precisam ser levadas em consideração, para que o plano de ação e de monitoramento seja construído de forma federativa.

O assunto também já havia sido pautado na Suprema Corte na semana passada, quando Alexandre de Moraes determinou o prazo de 120 dias para a elaboração de um diagnóstico da situação, com o mapa da população em situação de rua por área geográfica.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirma ser necessário discutir saídas para ampliar o número de vagas ofertadas para o atendimento clínico dos dependentes químicos.

Dário Saadi avalia que o chamamento dos prefeitos deve fortalecer a causa da construção da Política Nacional de atendimento à população em situação de rua.

Em Campinas, levantamento conduzido pela Prefeitura identificou cerca de mil moradores em situação de rua.

A sondagem mostrou que 75% deles tem dependência química. Destes, 70% deles são usuários de drogas e de álcool.

 

Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Eduardo Lopes / PMC


Leia e ouça também:

Compartilhe essa matéria