notícias

6 de setembro de 2023

Autoridades se preocupam com melhorias sociais no entorno do Aeroporto de Viracopos

Dário Saadi afirmou que espera a solução do impasse para promover novas intervenções na região

ouça a notícia

Durante a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em Campinas, na última segunda-feira, 04, autoridades locais e políticos com base eleitoral na Região Metropolitana de Campinas, alertaram sobre a necessidade de acelerar as obras que produzam modificações concretas no quadro social de quem reside no entorno do Aeroporto de Viracopos.

A crença é que muitas obras podem ser tiradas do papel caso ocorra a permissão para que a concessionária do Aeroorto, a Aeroportos Brasil mantenha a concessão de Viracopos.

Em declaração realizada durante o encontro com o ministro, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), não escondeu de ninguém de que espera a solução do impasse para promover novas intervenções na região.

Diante disso, para Dário Saadi a continuidade do consórcio no Aeroporto, para o prefeito, é algo estratégico.

Já o deputado federal Jonas Donizete (PSB), contou que, durante o seu mandato de prefeito em Campinas, recebeu uma resistência inicial da Concessionária em relação a cobrança de impostos.

Mas o retorno em relação ao pagamento dos tributos produziu uma nova visão dos concessionários sobre a necessidade de incrementar a capacidade financeira da prefeitura.

O atual deputado não quer a perda de protagonismo por parte da prefeitura e do Aeroporto de Viracopos.

Na quarta-feira, 30 de agosto, a concessionária formalizou à União o pedido para que possa cumprir o prazo de concessão que tinha inicialmente, até 2042, e não mais devolver a concessão.

Para destravar a situação, o ministro Márcio França explicou que foi necessário buscar uma solução, com segurança jurídica, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o que foi acenado positivamente.

O processo, no entanto, poderá sofrer um solavanco, já que o atual Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, pode ser deslocado para a nova pasta voltada para Micro e Pequena Empresa e um novo titular seria nomeado no Ministério de Portos e Aeroportos, mas ainda não há perspectiva de quem seria nomeado em seu lugar.

 

Fotografia: Divulgação


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria