Ao vivo

notícias

8 de janeiro de 2024

Campinas amplia programação de mutirões para combate à dengue

Objetivo inicial é mitigar os riscos em áreas que registraram uma escalada de casos durante a epidemia de 2023

ouça a notícia

A Prefeitura de Campinas realizou na manhã deste sábado, 6, o primeiro mutirão de 2024 para prevenção e combate à dengue. O expediente foi realizada nas áreas do Jardim Santo Antônio, DICs 3, 4 e 5, além de trechos dos bairros DIC 6, Jardim Rosalina e Jardim Santos Dumont.

A mobilização reuniu pelo menos 100 funcionários da Secretaria de Saúde, incluindo agentes da empresa contratada para visitar imóveis e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e duas equipes de Serviços Públicos.

A estrutura montada também contou com dois veículos da Defesa Civil, um carro de som da Sanasa, dois cata-trecos e dois caminhões para recolhimento de materiais descartados irregularmente.

De acordo com o prefeito Dário Saadi (Republicanos), a estratégia adotada foi o ponto de partida para algo muito maior e mais complexo que será implementado. Mas ele alerta de que a participação da população será fundamental para o sucesso da operação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato, lembrou que a ação encontra obstáculos pela má vontade de alguns moradores. Segundo ela, muitos não entendem que a operação também é importante para prevenir outras arboviroses.

A próxima mobilização está programada para 20 de janeiro e os bairros ainda serão definidos. Ao mesmo tempo, já está em situação de alerta os bairros do Botafogo, Jardim Santa Mônica, Parque Floresta, San Diego, Parque Oziel, Monte Cristo, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Ouro Verde e Vila União.

 

Fotografia: Arquivo / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria