A Prefeitura Municipal de Campinas estipulou para os dias 7 e 8de junho a realização da Conferência Municipal da Cidade de Campinas. O evento será aberta a toda a comunidade. O objetivo é sugerir e debater propostas do município para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Estas propostas serão encaminhadas para a etapa estadual da discussão.
A 6ª Conferência Nacional da Cidade tem como tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A pré-conferência de Campinas foi realizada no dia 23 de maio, no Salão Vermelho do Paço Municipal.
Na oportunidade, o evento reuniu representantes dos conselhos municipais e pessoas interessadas em debater as sugestões para o planejamento do desenvolvimento urbano do Município nos próximos anos.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, estabelece os objetivos principais da conferência municipal.
O secretário considera que o evento é fundamental para aprofundar e transformar em realidades documentos importantes que balizam o desenvolvimento das cidades. Por isso, ele considera que a participação de todos é fundamental.
Serão três eixos principais de propostas para a Conferência Municipal da Cidade de Campinas: articulação e planejamento das políticas públicas; gestão estratégica e financiamento; grandes temas transversais. No primeiro eixo serão abordados temas como políticas de habitação, de saneamento básico e de mobilidade urbana.
O segundo eixo vai contemplar pontos como gestão interfederativa, cooperação e consórcios, gestão das regiões metropolitanas, busca de gestão democrática das cidades e o sistema nacional de desenvolvimento urbano e financiamento da PNDU.
No terceiro eixo, estão contempladas áreas que vão desde a sustentabilidade ambiental e as emergências climáticas até a transformação digital e segurança pública.
Fotografia: Rogério Capela / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista