Hoje, 12, durante o Brasil Esporte Clube (BEC), o programa esportivo da Rádio Brasil Campinas, Carlos Grigolon, Felipe Zangari e Viana Júnior, os comentaristas do BEC, debateram sobre os últimos acontecimentos do futebol. Nesta edição, os especialistas projetaram o restante campanha dos clubes campineiros no Campeonato Brasileiro Série B 2023. Até aqui, o Guarani é o 3º colocado com 47 pontos e um dos favoritos ao acesso à Série A e sob o comando do técnico Umberto Louzer, o clube subiu 8 posições na tabela. Já a Ponte Preta, é a 14ª colocada, com 32 pontos, o pior ataque da competição com apenas 16 gols marcados e luta contra o rebaixamento à Série C,
(Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC)
Na próxima rodada, o técnico Umberto Louzer completará 70 jogos sob o comando do Guarani. Louzer é o segundo comandante com mais jogos no comando do alviverde no século 21, ficando atrás apenas de Oswaldo Alvarez, o Vadão, que comandou a equipe por 150 jogos, neste século. Em sua segunda passagem, o técnico acumula 9 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 68%. Desde a contratação do treinador, o alviverde ganhou 8 posições na tabela. A partir disso, os comentaristas do BEC analisaram as chances de acesso do bugre e avaliaram o trabalho realizado pelo técnico bugrino até a 27ª rodada da Série B.
Iniciando o debate sobre o Guarani, Felipe Zangari analisou os próximos jogos do clube no campeonato, detalhando a importância dos últimos 11 jogos.
Assim como o Felipe, Viana Júnior indicou como os resultados da rodada contribuíram para a entrada do bugre ao G4 e avaliou a campanha do alviverde como visitante neste Brasileirão.
Prosseguindo o debate sobre a disputa por uma vaga na Série A de 2024, Carlos Grigolon destacou o número de clubes que seguem com chance de acesso na reta final do campeonato.
Além de uma boa campanha como visitante, Viana Júnior destacou a força que o Guarani possui quando atua em casa.
Viana Júnior:
Carlos Grigolon:
(Foto: Marcos Ribolli/PontePress)
Com o empate contra o Sampaio Corrêa, a Ponte Preta chegou aos 32 pontos conquistados em 27 jogos nesta Série B e apenas 5 pontos de distância da zona de rebaixamento. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a macaca tem 13% de chance de ser rebaixada à Série C do Campeonato Brasileiro. Um dos fatores que contribuem para o baixo rendimento da equipe campineira é o baixo número de gols marcados pela equipe, a Ponte Preta possui o pior ataque da competição, empatado com o ABC, a equipe marcou apenas 16 gols. Além disso, a macaca é a 2ª equipe que mais empatou nesta edição, com 11 empates, sendo 6 sem gols. Por isso, os comentaristas do BEC avaliaram as chances de rebaixamento da equipe, o baixo número de gols marcados e o alto número de empates da equipe.
Iniciando o debate sobre a Ponte Preta, Viana Júnior avaliou as chances de rebaixamento da equipe campineira.
Assim como o Viana, Felipe Zangari comparou a situação da equipe pontepretana com o desempenho do Palmeiras em 2012, na qual, a equipe paulista foi rebaixada do Brasileirão.
Continuando o debate sobre a luta contra o rebaixamento, Carlos Grigolon destacou a melhora no desempenho do Avaí, que é a 4ª melhor equipe do campeonato das últimas 10 rodadas.
Viana Júnior criticou o desempenho ofensivo da equipe pontepretana.
Ouça também as últimas análises: