O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) celebrou a conquista de um novo recorde, pois ofereceu em setembro deste ano 1.099 vagas de emprego.
O patamar bateu a marca do mês de julho, quando foram oeferecidas 1.094 vagas. No acumulado de 2023, o CPAT já ofertou 6.591 vagas. Nos 12 meses de 2022, o Insituto ofereceu 7.086 postos de trabalho.
Também foi registrado crescimento em relação a quantidade de trabalhadores que utilizam o CPAT para fazer o cadastro no Sistema Nacional do Emprego ou se candidatar a uma vaga aberta.
De janeiro a setembro de 2022, o local atendeu 15.031 pessoas e somente em 2023 já foram atendidas 17.509 pessoas. Na visão do secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, esses indicadores reforçam o papel do CPAT como facilitador do acesso das pessoas ao mercado de trabalho.
Para o economista e Coordenador do curso de Ciências Econômicas da Facamp, José Augusto Gaspar Ruas, os dados exibidos pelo CPAT demonstram que podem aparecer no horizonte um circulo vicioso na economia brasileira.
Para o doutor e mestre em economia e professor da Facamp, é preciso ter cuidado e atenção para entender o significado dos número apresentados no CPAT.
Para facilitar o acesso dos trabalhadores e dos empregadores que anunciam as vagas, o CPAT coloca alguns caminhos à disposição. Existe o chat para permitir acesso fácil e rápido por intermédio do site do CPAT, o cpat.campinas.sp.gov.br.
Neste ano, o chat atendeu 13.944 pessoas.
Fotografia: Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista