Eles são apenas 400 estudantes em uma renomada instituição como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas carregam um imensurável legado na história do Brasil.
Os povos indígenas, celebrados em abril, enfrentam vários séculos de tentativas de apagamento da História, com a sobreposição por narrativas.
Pouco a pouco, as tentativas de desvinculá-los das origens do nosso país, deixa marcas até mesmo físicas.
O capítulo mais dramático foi revelado em janeiro de 2023, com a divulgação do estado de penúria do povo Yanomami do estado de Roraima, pressionado pelo avanço do garimpo, da fome e da febre amarela.
Um capítulo triste da história, que agora é retratado no livro “Povos Originários do Brasil: Sentidos da Crise Humanitária dos Yanomami” (Editora Pontes, 2024), obra que foi lançada nesta sexta-feira, 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas.
A publicação é resultado da apuração de estudantes e de professores da disciplina “Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia”, que compõe o Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), da Unicamp.
Ao longo de nove capítulos, a equipe construiu um perfil, sob diferentes visões, da atual situação dos povos indígenas, e, especialmente do povo Yanomami no Brasil.
Um dos organizadores do livro, o jornalista e pesquisador Fabiano Ormaneze destaca a pertinência do tema, especialmente em razão da continuidade da crise humanitária com o povo Yanomami.
O estudante indígena Nalbert Barreto, foi um dos colaboradores para o livro. Ele se mudou da cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), para ingressar no Vestibular Indígena da Unicamp.
Para ele, a obra permite que os conhecimentos do jornalismo possam se sobrepor à guerra de narrativas que incide sobre os povos indígenas.
Para a professora e pesquisadora Graça Caldas, que também assina como uma das organizadoras do livro, o trabalho deixa um legado na formação de novos profissionais capacitados com mais senso crítico para os problemas sociais.
“Povos Originários do Brasil: Sentidos da Crise Humanitária dos Yanomami”, está disponível para venda pela editora campineira Pontes, localizada na Rua Doutor Quirino, número 1223, no Centro.
Fotografia: Kevin Kamada/Rádio Brasil Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista