A EMDEC realizou na manhã desta quinta-feira, 13, uma ação educativa voltada para os motociclistas, no Balão do Londres, em Campinas.
Com o objetivo de trazer mais segurança devido ao aumento de soltura de pipas nessa época do ano, em lugares irregulares, durante a iniciativa foram distribuídas antenas corta-pipas.
A Gerente de divisão de educação para mobilidade da EMDEC, Roberta Mantovani, explica que o objetivo da ação é orientar os motociclistas a respeito dessa prática e dar as devidas orientações para um trânsito mais seguro.
Além disso, ela destaca que a ação faz parte da campanha conhecida como “3R”, desenvolvida pela Prefeitura de Campinas, em 2021.
A campanha viária, citada por Roberta, tem apelos como Respeitar as regras de trânsito, Repensar ações e Reduzir a velocidade para evitar acidentes graves e até mesmo, fatais.
Roberta Mantovani reforça que os motociclistas precisam ficar atentos para locais onde há soltura de pipas, mesmo que sejam irregulares.
A EMDEC orienta, segundo ela, que crianças e adolescentes soltem pipas em locais afastados do trânsito e sem utilizar linhas que possuem em sua composição o cerol.
Em 2020, foi instituído em Campinas o programa Disque Campinas Sem Cerol, que visa a utilização do telefone 153, da Guarda Municipal, para denunciar o uso de materiais cortantes para empinar pipas na cidade.
Reportagem: Laura Saroa | Fotografia: Divulgação / EMDEC
Leia e ouça também: