A tecnologia tem ganhado espaço no cotidiano das pessoas e também nas empresas que cada vez mais necessitam de profissionais da área para aperfeiçoar seu serviço.
Conhecido popularmente como “TI”, o profissional da Tecnologia da Informação, ganha maior importância à medida que traz às corporações uma inovação e diferencial no mercado de trabalho.
No entanto, o Brasil vive hoje um “déficit tecnológico” pois a demanda é maior que a quantidade de gente que se capacita na área.
O fundador de uma empresa de tecnologia em São Paulo, Eliel Ebenézer, explica que principalmente depois da pandemia, a maior procura por essa mão de obra forçou as empresas a investirem em capacitação interna dos próprios colaboradores.
Para Eliel, o profissional da Tecnologia da Informação está ligado em todos os setores de uma corporação, sendo uma peça fundamental para o funcionamento dela.
Ele acredita que com um intercâmbio de profissionais dessa área, a mão de obra fica escassa e mais cara e por isso, é preciso que as empresas invistam em capacitação.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a demanda atual do Brasil é estimada em 159 mil profissionais de TI, porém o número é incompatível com o total de formados, que é de 53 mil por ano.
Reportagem: Laura Saroa | Fotografia: Rovena Rosa / Agência Brasil
Leia e ouça também: