O plantio de cerca de 380 mil árvores nos últimos três anos – quase 13 mil delas em 2023 – rendeu a Campinas um reconhecimento internacional.
Promovido pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Arborização e Agricultura, o selo de reconhecimento “Cidades Árvores do Mundo” foi entregue a Campinas.
O título foi concedido no último dia 18 de março, em uma solenidade na Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que congratulou três entidades: as Secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; além da Fundação José Pedro de Oliveira, a “Mata de Santa Genebra”.
Para o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o selo qualifica o trabalho feito por Campinas desde a década de 1930, com as primeiras políticas de arborização e, especialmente, na atual gestão da secretaria.
Mas o prêmio para a administração municipal não é consenso entre alguns dos principais formadores de opinião sobre arborização em Campinas.
Segundo a organização do título, cinco critérios delimitam a conquista do prêmio: a criação de uma política para florestas e árvores urbanas; um inventário de todas as árvores plantadas; um plano de plantio e manejo; uma campanha de conscientização anual; e a criação de um orçamento dedicado ao manejo das árvores.
Para a presidente da ONG Resgate Cambuí, Tereza Penteado, o mérito do prêmio contrasta com as tragédias e incidentes que envolveram árvores em Campinas no ano de 2023.
Já o vereador Paulo Gaspar (Novo), que foi presidente da Comissão de Arborização da Câmara Municipal de Campinas, questiona a falta de transparência das informações de responsabilidade do município.
Do outro lado, o secretário Ernesto Paulella nega a falta de transparência e afirma que as informações de ao menos 40 mil plantas já podem ser encontradas em forma de inventário no site da Prefeitura.
Paulella defende que a elaboração do inventário é um processo gradual, que tende a ser acelerado com o reforço recente das equipes dedicadas a esse trabalho.
O selo Cidades Árvores do Mundo foi entregue a cerca de 200 municípios ao redor do mundo.
No Brasil, 33 cidades foram escolhidas para receber a congratulação.
Em nossa Região Metropolitana, além de Campinas, a cidade de Hortolândia também figura na lista de cidades agraciadas com a premiação.
Fotografia: Kevin Kamada/Rádio Brasil Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista