No começo, pode parecer uma ligação de telemarketing como tantas recebidas no dia-a-dia…
Mas com o andamento da chamada, uma voz sintetizada por robôs dá o tom das más intenções de quem o programou.
A estratégia é tentar dar credibilidade, como se o contato estivesse mesmo sendo feito por uma central telefônica de um banco.
O “golpe do 0800” já é uma das principais formas de fraude envolvendo bancos no Brasil, e já pode ser até mesmo considerado uma evolução das mensagens fraudulentas por SMS.
Nesta fraude, o objetivo é convencer a vítima a passar dados confidenciais, como senhas, códigos de segurança e números de cartões.
Em alguns casos, fragmentos de voz da vítima também são coletados, para que depois sejam usados pelos golpistas em alguma ligação com uma central de atendimento verdadeira.
O especialista em Direito Digital, Leandro Bissoli, explica qual a previsão punitiva para quem comete esse crime.
O advogado diz acreditar que não é necessário haver ampliação da regulamentação, e que é preciso fazer melhor uso dos recursos legais e tecnológicos que já existem atualmente.
Bissoli também reforça as orientações para evitar ser vítima de golpistas de bancos ou de outros tipos de fraude pela internet.
Além da vigilância e alerta permanente, qualquer pessoa pode se atualizar sobre os tipos de golpe mais comuns envolvendo serviços bancários por meio do Monitor Antifraudes da Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos.
O serviço pode ser consultado pela internet no endereço www.antifraudes.febraban.org.br.
Fotografia: Tânia Rego / Agência Brasil
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