O Governo do Estado de São Paulo emitiu nesta terça-feira, 20, um alerta de risco elevado para incêndios florestais em 16 cidades.
O Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil de São Paulo leva em conta a alta nos registros de incêndios nas rodovias do estado, no primeiro semestre de 2024.
De janeiro a julho deste ano, quase quatro mil focos de incêndio destruíram mais de 12 milhões de metros quadrados de cobertura vegetal.
A operação “SP Sem Fogo”, que teve início em junho, já está na fase vermelha. O diretor de comunicação da Defesa Civil de SP, Tenente Maxwel, explica mais sobre o funcionamento dela.
A lista das cidades que receberam o alerta de risco elevado inclui Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba, além da Região Metropolitana de São Paulo, a capital paulista, entre outras.
Os usuários cadastrados no SMS da Defesa Civil de SP recebem informações diárias sobre as ocorrências.
O número 40199 envia informações sobre a possibilidade de incêndio em locais próximos às rodovias que atrapalham os motoristas.
Maxwel elenca algumas recomendações importantes para os cuidados com a saúde e que podem evitar elevar os focos de incêndio.
Caso uma pessoa presencie um incêndio florestal, a denúncia pode ser feita pelo telefone da Defesa Civil, o 199. A ligação é gratuita e não exige identificação.
Fotografia: Valter Campanato / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária