A Secretaria Estadual de Saúde realizou nesta quinta-feira, 8, a primeira reunião do Centro de Operações de Emergências para a Dengue.
A estrutura foi instalada para articular as ações do Governo do Estado com as Prefeituras Municipais, no enfrentamento à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o aumento da demanda por leitos em hospitais.
A pasta deliberou ao menos seis medidas, que incluem a distribuição de um Plano Estadual de Contingenciamento da Dengue; a criação de um Dia “D” Estadual de combate ao mosquito; e a revisão das regras da Cross, responsável pela regulação da oferta de leitos, para que pacientes graves de dengue tenham prioridade de atendimento nos hospitais.
O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que o governo fará um reforço na comunicação com os municípios por meio das Diretorias Regionais de Saúde.
A primeira reunião do COE Dengue também contou com a presença da representante da Organização Panamericana de Saúde para a América do Sul, Socorro Gross.
Em entrevista coletiva, a médica declarou que a escalada da dengue também é notada em outros países tropicais, e enfatizou a importância das ações de comunicação na conscientização sobre a doença:
Outra medida anunciada nesta quinta-feira é a mobilização da Defesa Civil Estadual, que passa a disponibilizar uma linha aberta para tirar dúvidas e repassar outras orientações.
O telefone vai funcionar 24 horas por dia, e pode ser acionado pelo número 2193-8888.
Fotografia: Fernando Frazão / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista