Ao vivo

notícias

28 de fevereiro de 2024

Hemocentro da Unicamp projeta melhora nas doações em 2024

Com menos feriados, expectativa é de que população se sensibilize a ir mais aos postos de coleta

ouça a notícia

Conhecido como o único tecido vivo do corpo humano, o sangue é uma das partes mais importantes desse organismo.

Líquido capaz de transportar oxigênio e nutrientes, ele é fundamental para que todos os órgãos possam ter a nutrição necessária.

Por isso mesmo, é fundamental garantir que todas as pessoas que precisem tenham acesso a ele em uma situação de emergência.

Na região de Campinas, o papel de coletá-lo é centralizado pelo Hemocentro da Unicamp, como nos explica o administrador do local, Eduardo Baungartner.

Baungartner também diz acreditar que o menor número de feriados em 2024 deve intensificar a frequência de doações de sangue.

Ainda assim, ele reforça as informações sobre os principais requisitos para poder doar sangue.

Até o início da última semana de fevereiro, apenas os tipos sanguíneos B+ e AB+ possuíam estoques considerados seguros, ou seja, suficientes para atender à demanda média da região de Campinas por mais de cinco dias.

O Hemocentro da Unicamp possui quatro unidades fixas: os postos dentro da Cidade Universitária, em Barão Geraldo, e do Hospital Mário Gatti, que funcionam de segunda a sexta-feira – inclusive aos feriados – das 7h30 da manhã às 3h00 da tarde.

Já o posto do Hospital Estadual de Sumaré atende de segunda a sábado, das 7h30 da manhã ao meio-dia.

Por fim, o posto de coletas da Santa Casa de Piracicaba, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 da manhã a 1h00 da tarde.

 

Fotografia: Reprodução / Hospital de Clínicas da Unicamp


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria