Em nova sondagem apresentada nesta terça-feira, 27, pela Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) apresentou para a imprensa nessa terça (27), ficou constatado que 47% das indústrias estão desenvolvendo projetos de transição para o uso de energias sustentáveis.
A utilização desse tipo de energia já é feita por 13% das respondentes, enquanto que 33% não tem avaliação sobre o assunto e 7% afirmaram que não tem intenção de utilizar o procedimento. Levantamento também constatou que 86% da indústria regional utiliza energia elétrica convencional e 7% já utiliza energia solar fotovoltaica.
O diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, afirmou que a transição das indústrias para energias renováveis demonstra uma preocupação com a autonomia energética.
O dirigente do Ciesp Campinas afirma que compreende a demora de alguns empresários demorarem a aderir ao método da energia renovável. Para ele, o dinamismo nos negócios impede que se desenvolva o tema de maneira mais profunda.
Com relação aos investimentos das indústrias na ampliação da capacidade produtiva para os próximos 12 meses, 40% das associadas afirmaram que irão atualizar o maquinário já existente e 13% vão ampliar o número de máquinas. Já 47% disseram que não farão investimentos.
O Ciesp Campinas conta com 590 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas. O faturamento conjunto das empresas é de R$ 53 bilhões ao ano. Estas empresas empregam 97.954 trabalhadores.
Fotografia: Reprodução / Arquivo / Ciesp Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista