A manicure Vivian Andrade é uma das moradoras do Village, um bairro localizado em Barão Geraldo, perto da divisa entre Campinas e Jaguariúna.
Ela se emociona ao descrever como tem presenciado com mais frequência os incêndios que devastam propriedades rurais da região.
Nesta semana, as imagens que capivaras que agonizavam em meio ao fogo viralizaram pelas redes sociais e deram a dimensão do impacto para a fauna da região.
Os focos de incêndio atingem desde a última quarta-feira, 25, uma fazenda com terreno que chega ao Rio Atibaia. Vivian relata que os incêndios têm se tornado cada vez mais frequentes na área.
A algumas quadras da entrada da fazenda, a aposentada Marina Melgaço conta que o barulho do fogo que consome a vegetação assusta quem vive na região.
A gerente comercial Cristiane Liveraro também mora na região, e diz acreditar que os incêndios sejam criminosos.
O veterinário Roberto Stevenson, que mantém uma clínica especializada no atendimento a animais silvestres, foi um dos primeiros voluntários a ajudar no combate ao fogo no Village.
Ele descreve o sentimento de impotência e de horror diante dos filhotes de capivaras que não conseguiram escapar do incêndio.
Stevenson faz um alerta para a devastação da fauna, especialmente na região da mata ciliar que existe na região.
Na tarde da última quinta-feira, 26, a reportagem da Rádio Brasil tentou acesso à fazenda, para conversar com os proprietários, mas não foi autorizada a ingressar no local.
Dentro da propriedade privada, trabalhadores usam equipamentos próprios para tentar apagar o fogo.
Ainda segundo os moradores da região do Village, a elevada demanda do Corpo de Bombeiros impede uma presença mais ativa deles para debelar o incêndio.
Nós entramos em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para obter uma posição, mas não a recebemos até o fechamento desta apuração.
Fotografia: Laura Saroa
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista